navegação

Adsense

Os Custos Energéticos e Benefícios dos biocombustíveis Biodiesel e Etanol

Noticias-Ciencia-Tecnologia | Noticia-Outros
"Em busca da alternativa ideal aos combustíveis fósseis"


A procura por melhores biocombustíveis renováveis vêm sendo estimulada pelas conseqüências ambientais negativas dos combustíveis fósseis e as preocupações sobre o futuro do abastecimento de petróleo. Para que um biocombustível seja considerado com uma alternativa viável, deverá proporcionar além dá não redução de alimentos quando produzido em grandes escalas, um ganho líquido de energia, benefícios ambientais e obviamente, deve ser economicamente competitivo.

Alternativa aos combustíveis fósseis

Apesar de os biocombustíveis etanol e biodiesel, serem aparentemente boas alternativas aos combustíveis fósseis, no caso destes biocombustíveis baseados em alimentos, ainda existem certos fatores preocupantes e que devem ser levados em consideração em seu processo fabricação, revelam estudos realizados no Departamento de Ecologia, Evolução e Comportamento da Universidade de Minnesota.
O estudo ressalta, que, entre os biocombustíveis baseados em alimentos o biodiesel de soja apresenta maiores vantagens em relação ao etanol de grãos de milho. Biodiesel prevê 93% mais energia utilizável que a energia fóssil necessária para sua produção, reduz em 41% o GEE em comparação com o diesel, reduz vários dos principais poluentes atmosféricos, e tem um impacto mínimo sobre a saúde humana e ambiental, além de que, o NEB (e, talvez, a competitividade de custos) de ambos os biocombustíveis, podem ser melhorados com o uso de insumos de baixa biomassa ou resíduos agrícolas, como palha de milho em substituição de energia fóssil no processo de conversão dos biocombustíveis.






O problema da Demanda de alimentos e combustíveis

Noticias-Ciencia-Tecnologia | Noticia-OutrosO principal problema na produção dos biocombustíveis, segundo os pesquisadores, é sem dúvida a demanda global por alimentos, que deve dobrar nos próximos 50 anos, e a demanda global por combustíveis de transporte, que possui um aumento ainda mais rápido esperado. Há sem sombra de dúvidas uma grande necessidade de provimento de energias renováveis que não causem danos ambientais significativos e não consumam alimentos. Os pesquisadores concluíram no artigo que os biocombustíveis, tais como hidrocarbonetos synfuel ou etanol celulósico, que podem ser produzidos em terras marginais com adubação mínima, agrotóxicos e insumos energéticos fósseis, ou ainda produzidos com resíduos agrícolas , têm grande potencial para fornecer suprimentos de combustível com maiores benefícios ambientais do que qualquer um derivado do petróleo ou os atuais biocombustíveis baseados em alimentos.


Bibliografia:
Environmental, economic, and energetic costs and benefits of biodiesel and ethanol biofuelsJason Hill , Erik Nelson, David Tilman, Stephen Polasky , and Douglas TiffanyProceedings of the National Academy of SciencesJune 2, 2006DOI: 10.1073/pnas.0604600103

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...